desnutrição infantil
Sendo um grave problema de Saúde Publica mundial, a desnutrição infantil é uma doença de origem multicausal e complexa que tem sua raiz na pobreza, devido uma expansão econômica, política, social e cultural de países sem uma adequada distribuição de renda.
De acordo com a OMS e a UNICEF, estima-se que em todo mundo, 190 milhões de criança menores de 5 anos sejam desnutridas crônicas e que 50% das mortes em crianças desta faixa etária em países subdesenvolvidos possuem a desnutrição como causa básica ou associada (Machado; Vieira, 2004).
No Brasil, a desnutrição foi registrada pela primeira vez nos anos 50, uma vez descrita, foi reconhecida como um problema de natureza médica, que incluía também deficiência de vitaminas (Monte, 2000)
Para Monteiro (2003) as ações governamentais específicas de combate à pobreza devem ser de máxima importância no país e devem resultar no crescimento econômico com melhor distribuição de renda e à criação de empregos, contribuindo assim para a luta contra desnutrição.
A desnutrição alcança cerca de 10% das crianças do país, distribuindo-se de forma semelhante à pobreza ainda que com diferenças regionais mais intensas (Monteiro, 2003).
Atualmente o Brasil vem apresentando uma redução no quadro da desnutrição infantil. A redução da prevalência de desnutrição na população brasileira está mais relacionada a melhora na infraestrutura urbana do que à redução da pobreza em si, segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde de 2008. Porém, uma pesquisa em 2010, mostrou que o aumento da estatura das crianças brasileiras foi devido às melhoras no poder aquisitivo das famílias de baixa renda, aumento da escolaridade das mães, universalização do ensino fundamental e à ampliação da cobertura de serviços básicos de saúde e saneamento. Este estudo revelou também que o déficit de altura de meninas como menos de 05 anos caiu 85% entre 1974 á 2007, e para os meninos 77% (Ministério da Saúde, 2010).
Conceito
A desnutrição infantil é o