Magnetometria
A Geofísica Aplicada e suas Áreas de atuação
Prof. João Carlos Dourado Revisão 2010
Classificação da Geofísica Aplicada com relação às áreas de conhecimento (FAPESP)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
Geodésia
Geofísica
Geografia Física
Geologia
Meteorologia
Geofísica Básica
Geofísica Aplicada
Geofísica : A Geofísica é um ramo da Geociências que estuda determinadas propriedades físicas das rochas e minerais, bem como fenômenos associados à estas propriedades, com o objetivo de determinar a distribuição espacial dos materiais e estruturas que compõe o Planeta Terra.
Geofísica Pura (ou Básica): Tem como campo de o estudo grandes estruturas, ou a Terra como um todo e as suas pesquisas são direcionais para objetivos científicos e/ou sociais.
Geofísica Aplicada : Tem como campo de estudo a parte mais externa da litosfera (antroposfera); os levantamentos são voltados para atividades econômicas e/ou sociais.
Os principais Métodos Geofísicos
Geofísica Aplicada
Métodos Sísmicos Reflexão Refração
Métodos Elétricos e Eletromagnéticos Eletrorresistividade Polarização Induzida Eletromagnético Indutivo Radar de Penetração no solo
Método Gravimétrico
Método Magnético
Outros
Radiometria Geotermia
Principais Áreas de Aplicações As principais áreas de aplicações dos métodos de prospecção geofísicos são: Prospecção de petróleo Hidrogeologia Estudos Ambientais Geologia de Engenharia e Engenharia Civil Mineração Arqueologia Geofísica Forense (ou Geofísica Legal)
Geofísica Aplicada à Prospecção Petrolífera Os principais usos da geofísica aplicada na prospecção petrolífera são: - Fornecer dados para os estudos geológicos regionais, para a delimitação das áreas favoráveis à ocorrência do petróleo. Principais métodos geofísicos utilizados: gravimetria, aeromagnetometria, sondagens elétricas verticais, etc... - Encontrar e delimitar estruturas favoráveis ao armazenamento de