Magnetometria
Magnetometria
Instrumentos - Magnetômetros Flux Gate Precessão de prótons Bombeamento ótico ou Célula de absorção Métodos de medida Aéreos Maritimicos Terrestres
Magnetometria
Magnetômetro - Flux Gate Este tipo de magnetômetro funciona baseado na interferência de um campo externo sobre um conjunto de quatro bobinas montadas sobre dois núcleos de ligas metálicas específicas . Estas ligas metálicas tem a propriedade de possuir alta suscetibilidade magnética associada com baixa magnetização remanente. Deste modo tem a capacidade de produzir um forte campo magnético induzido em cada núcleo quando a corrente é aplicada em um dos pares de bobinas (primárias). As bobinas são montadas de tal modo que seja gerado dois campos de igual intensidade mas com direções contrárias.
Magnetometria
Magnetômetro - Flux Gate Com esta montagem quando não existe campo externo a medida nas bobinas secundárias é zero.
Magnetometria
Magnetômetro - Flux Gate Quando existe um campo externo, a medida nas bobinas secundárias varia proporcionalmente a intensidade do campo aplicado.
Magnetometria
Magnetômetro - Flux Gate Este equipamento é chamado de magnetômetro vetorial, pois realiza a medida da intensidade do campo magnético externo em uma dada direção (normalmente ao longo do eixo do sensor). Isto exige uma correta orientação do sensor para que as leituras do campo terrestre sejam verdadeiras. Quando se efetua medidas tridimensionais do campo magnético terrestre se acoplam três sensores ortogonais entre si com um sistema de feedback para a correta orientação do sistema. Quando dois sensores fornecem valores zero a leitura é efetuada no terceiro. A grande desvantagem deste equipamento é que ele efetua medidas de voltagem, deste modo necessita ser calibrado em um campo de intensidade conhecida.
Magnetometria
Magnetômetros - Precessão de prótons Desde a Segunda Grande Guerra é pesquisado magnetômetros que utilizem as