Métodos potenciométricos
MÉTODOS POTENCIOMÉTRICOS
Ponha a Data aqui
.
Dedicamos este trabalho a todos aqueles que contribuíram de forma direta ou indireta para conclusão do mesmo.
Agradecemos primeiramente a Deus...
"O analfabeto do século XXI não será aquele que não sabe ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e aprender novamente”.
Alvin Tofler
LISTA DE FIGURAS
Figura 1. 18
Figura 2. 18
Figura 3. 19
Figura 4. 19
Figura 5. 19
RESUMO
Em suma, este trabalho apresenta informações sobre os métodos geofísicos mais comuns na área petrolífera, tal como o método sísmico e Potenciométricos, este subdivido em gravimetria e magnometria.
Palavras-chave: métodos geofísicos, método potenciais , método sísmicos
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CAPITULO I - MÉTODOS SISMICOS 12
1.1 Introdução 12
1.2 O método 12
1.2.1 Aquisição 12
1.2.1 Processamento 13
1.2.1 Interpretação 13
CAPITULO I I- MÉTODOS POTENCIOMÉTRICOS 14
2.1 Introdução 14
2.2 Gravimetria 14
2.2.1 Gravimetros 16
2.3 Magnometria 17
2.2.1 Interpretação de dados 18
Figuras 20
Conclusões 23
Referencias Bibliográficas 24 INTRODUÇÃO
A magnetometria, a gravimetria, a sísmica de refração, a sísmica de reflexão foram amplamente utilizados quando a procura por petróleo e o mapeamento de jazidas minerais nas décadas de 60 e 70 tiveram o seu auge no Brasil.
Com o desenvolvimento tecnológico inserido em nosso dia a dia a partir da utilização de microcomputadores, esta ciência se desenvolveu através da modernização de seus equipamentos e do surgimento de novos métodos. Atualmente a geofísica é uma ciência multidisciplinar que além de auxiliar em estudos geológicos (mineração, petróleo e hidrogeologia), possui também aplicabilidade em áreas como engenharia civil, meio ambiente e arqueologia.
Em síntese, consiste na aplicação dos métodos da física-matemática na análise de diversos problemas relacionados com a propagação e espalhamento de ondas