Geofisica
TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS
Antoni Felix de Santana Santos
MÉTODOS POTENCIAS
GRAVIMETRIA E MAGNETOMETRIA
Alagoinhas-Ba 2015
Antoni Felix de Santana Santos
MÉTODOS POTENCIAS
GRAVIMETRIA E MAGNETOMETRIA
Alagoinhas-Ba 2015
Gravimetria
O método gravimétrico ou gravimetria (do latim: gravis = peso, e do grego μετρέω = medida) baseia-se nas medições e interpretação das variações na intensidade do campo gravitacional terrestre resultante da distribuição das diferenças de densidade entre as diversas rochas localizadas na superfície e subsuperfície terrestres. Essa variação tem origem em diversas causas: a rotação e o achatamento da Terra, efeitos da Lua e do Sol, variações de altitude entre os pontos de medida, efeitos da estrutura da crosta e manto superior, etc.
O objetivo da gravimetria é determinar o campo da gravidade da Terra, ou de qualquer outro corpo celeste, como função da posição e do tempo através da medição do valor da gravidade e do seu gradiente na superfície do corpo ou nas suas imediações.
Às variações do campo ou aceleração da gravidade dá-se o nome de anomalia gravimétrica (Dg) que é definida como a diferença entre o valor real da aceleração da gravidade de um lugar e o valor calculado teoricamente, quando o valor real é superior ao valor teórico, a anomalia diz-se positiva e, no caso contrário, diz-se negativa.
O estudo das anomalias gravimétricas concede indicações sobre a crusta terrestre. As anomalias gravimétricas são positivas nos oceanos e negativas nos continentes, supondo assim que a crusta oceânica,