Madeira Sustentavel
O Projeto “Governança Florestal e Comércio Sustentável da Madeira Amazônica”, desenvolvido pelo WWF-Brasil, Fundação Getúlio Vargas e Rede Amigos da Amazônia, tem como principal objetivo promover, até 2015, o aumento de 15% no volume de madeira legalizada da Amazônia comercializada nos mercados nacional e internacional. Seu principal financiador é a União Europeia.
Para isso, o projeto investe na formulação e construção de políticas e procedimentos que possam aperfeiçoar a regulamentação da madeira - seu manejo, sua compra e venda e o controle que o poder público exerce sobre este produto. Tudo isso, obviamente, visando o objetivo maior que é contribuir com a conservação da floresta amazônica.
Na busca por estes resultados, as atividades do projeto contam com diversos parceiros e públicos, como as empresas florestais; as comunidades de dentro e do entorno das Unidades de Conservação; os governos estaduais e municipais e grandes companhias da construção civil.
Entre alguns objetivos específicos do projeto estão:
a promoção da cadeia produtiva da madeira em três regiões diferentes da Amazônia Legal; a implementação de políticas de compra responsável de madeira por parte de empresas construtoras de grande, médio e pequeno porte; a implementação de políticas e práticas de compra responsável de madeira tropical por parte de governos municipais e estaduais; o engajamento de empresas de manejo florestal em boas práticas de produção madeireira; a promoção de cadeias produtivas de outros recursos florestais não madeireiros em comunidades amazônicas; e a disseminação dos resultados e práticas dos resultados e atividades do projeto para outros três países amazônicos.
Alternativas sustentáveis de uso da madeira na construção civil
Na vida moderna, todos os setores da economia dependem de um fluxo constante de materiais, em um ciclo que começa na extração de matérias-primas naturais, e segue em sucessivas etapas de transformações industriais,