Pol Tica De Estoques
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA
LUCAS MARCOS DOS SANTOS
POLÍTICA DE ESTOQUES
Botucatu-SP
Novembro – 2012
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA
LUCAS MARCOS DOS SANTOS
Prof. Vicente Marcio Cornago Junior
Trabalho apresentado à disciplina LOGISTICA, do Curso Superior em Tecnologia em LOGISTICA, da Faculdade de Tecnologia de Botucatu.
Botucatu-SP
Novembro – 2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 POLÍTICA DE ESTOQUE 4
2.1 POLÍTICA DE ESTOQUE E FLUXO DE INFORMAÇÃO 4
2.2 POLÍTICA DE ESTOQUE DISTRIBUICÃO ESTATÍSTICA TEÓRICA 5
3 CLASSIFICAÇÃO ABC 6
3.1 BENEFÍCIOS DA CLASSIFICAÇÃO ABC 6
4 A LEI DE PARETO E A GESTÃO DOS ESTOQUES 7
5 JUST IN TIME 7
5 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho vem propor uma análise quanto ao impacto que os estoques exercem sobre os indicadores financeiros de uma empresa, pelo fato de que é necessário que a empresa opere com, no mínimo, uma quantidade determinada de estoque, capaz de suprir suas necessidades de produção.
2 POLÍTICA DE ESTOQUE
A administração geral da empresa deverá determinar ao departamento de controle de estoque, o programa de objetivos a serem atingidos, isto é, estabelece certos padrões que sirvam de guias aos programadores e controladores e também de critérios para medir o desenvolvimento do departamento.
Estas políticas são diretrizes que, de maneira geral, são as seguintes: A) Metas da empresa quanto a tempo de entrega dos produtos ao cliente B) Definição do numero de depósitos almoxarifados e da lista de materiais a serem estocados neles; C) Ate que nível devera flutuar os estoques para atender uma alta ou baixa das vendas ou uma alteração de consumo; D) Ate que ponto será permitido à especulação