Macunaíma
1- Comparando o herói Macunaíma, de Mário de Andrade, ao herói Peri, de José de Alencar:
a) Explique por que Mário de Andrade faz uma revisão do indianismo romântico;
R: Os modernistas tentaram reconstruir a imagem do habitante totalmente brasileiro, antes caracterizado por Peri, o “bom selvagem", valente, virtuoso, pelo personagem de Mário de Andrade, o Macunaíma que era malandro, mentiroso, sem caráter algum.
b) Aponte as semelhanças existentes entre os projetos literários dos dois escritores;
R: Mário de Andrade e José de Alencar tentavam construir uma identidade nacional, mas cada um tinha sua própria maneira. Sendo que os dois defendiam o uso de uma linguagem brasileira, com a escrita da pronúncia brasileira e não portuguesa das palavras, como era de costume entre os autores.
2- Releia o capítulo IX, “Carta pras Icamiabas”, de Macunaíma. Nele, o emprego de uma linguagem erudita e complexa, feito como paródia, visa criticar certos setores da cultura brasileira. Identifique-os.
R: Parnasianos: em si a carta é uma paródia da linguagem formal, e com um uso de palavras mais difíceis, descrevendo São Paulo, mas querendo pedir dinheiro para as Icamiabas. Uma crítica voraz aos parnasianos, com construções gramaticais raras e vocabulário requintado. Há também certa ironia ao povo, que fala com erros, mas escreve de maneira totalmente diferente: falam numa língua e escrevem em outra. Ocorre critica aos capitalistas. Macunaíma diz que o dinheiro é o "curriculum vitae" da Civilização, que as coisas são feitas visando o "vil metal". Ironicamente critica os políticos, salientando sua honestidade e moral.
3- Por que se pode afirmar que Macunaíma possui influência do surrealismo? Retire elementos da obra que comprovem sua resposta. R: