neuroanatomia
Composição estrutural-formação do nervo
Nervos são cordões esbranquiçados constituídos por feixes de fibras nervosas reforçadas por tecido conjuntivo,que unem o sistema nervoso central aos órgãos periféricos,que podem ser espinhais ou cranianos,conforme esta união se faça com a medula espinhal ou com encéfalo,a função dos nervos e conduzir através de suas fibras,impulsos nervosos do sistema nervoso central para a periférica (impulsos eferentes)e da periférica para o sistema nervoso central(impulsos aferentes). .(ET AL dangelo e fattini 2007).
As fibras nervosas que constituem os nervos são ,em geral ,mielínicas com neurilema,entretanto,o nervo óptico e constituido somente por fibras mielínicas sem neurilema ,e no nervo olfatório as fibras são amielinicas com neurilema(fibras de remak).
Fibras deste tipo existem também no sistema nervoso autônomo e entram em pequeno numero na composição da maioria dos nervos periféricos ,são três as bainhas conjuntivas que entram na cosntituição de um nervo :epineuro,perineuro e endoneuro.
O epineuro envolve todo o nervo e emite septos para seu interior,o perineuro envolve fixes de fibras nervosas,por sua vez cada fibra nervosa e envolvida por uma trama delicada de tecido conjuntivo frouxo ,o endoneuro,as bainhas conjuntivas conferem grande resistência aos nervos e de modo geral são mais espessas nos nervos superficiais pois estes mais do que os profundos estão expostos aos traumatismos ,para maiores detalhes sobre a estrutura dos nervos .
Os nervos são muito vascularizado sendo percorrido longitudinalmente por vasos que se anastomosam,o que permite a retirada do epineuro em um trecho de 15cm sem que ocorra lesão nervosa . .(ET AL dangelo e fattini 2007).
Por outro lado os nervos são quase totalmente desprovidos de sensibilidade,se um nervo e estimulado ao longo de seu trajeto ,a sensação geralmente dolorosa e sentida não no ponto estimulado ,mas no território sensitivo que ele inerva,assim