machismo e feminismo
Conforme dito no texto, sobre machismo e feminismo, é uma doutrina, um pensamento, que se baseia em um conjunto de idéias filosóficas, sociais, econômicas e políticas.
Na mesma proporção que é necessário ao feminismo pautar-se no machismo, também é importante que o machismo incorpore o feminismo. Uma vez que não são inconciliáveis e ou contraditórios, ao contrario, compartilham da necessidade de combater as desigualdades e transformar a realidade mediante a ação coletiva.
Ressaltando a importância de um feminismo classista para luta por uma verdadeira igualdade social, e que requer “a construção de um conhecimento verdadeiramente “objetivo e liberador”, que por sua vez imputa “ uma teoria que possa analisar a Inter determinação de classe e as diferenças raciais étnicas e de gênero”.
Movimento de Reconceituação do Serviço Social
A importância do movimento de conceituação para o serviço social é a transformação, a renovação dos conceitos e do agir profissional, que buscava uma formação qualificada, com técnicas precisas, fundamentação teórica e cientificidade para a profissão. Disso tudo resulta na reforma curricular e na condução dos destinos das organizações profissionais e intervenção profissionais expressas no código de ética profissional que faz uma opção clara pela defesa dos direitos da classe trabalhadora e de seus interesses.
Devemos salientar as teorias do serviço social: o positivismo, a fenomenologia e a dialética, eles formam uma corrente filosófica, que orienta as proposta de trabalho, auxilia aos usuários no entendimento do seu próprio “eu”. O inicio da profissionalização do serviço social considera a matéria como única verdade.
Materialismo Histórico – Dialético ( Karl Max )
O texto aborda as principais categorias que fundamentam o método materialista histórico e dialético, desenvolvido por Max, objetivando