Lógica matemática
LÓGICA MATEMÁTICA
Anhanguera Educacional S.A.
São Paulo - 2014
Sumário
1 introdução
2 História da Lógica matemática
3 Entendendo a Logica Matemática
4 Lógica Proposicional
5 Tipos de Proposições
6 Operações lógicas sobre proposições ou cálculo proposicional
7 Tabela-Verdade
7.1 Negação
7.2 Conjunção
7.3 Disjunção
7.4 Condicional
7.5 Bicondicinal
7.6 Tautologia
7.7 Contingência
7.9 Contradição
7.10 Inplicação
7.11 Equivalência
8 Comclusão
1 Introdução
A lógica antiga, moderna ou clássica não era plenamente formal, pois não era apática aos conteúdos das preposições nem às operações intelectuais do sujeito do conhecimento. Era atribuída a forma lógica o valor de falsidade ou verdade com base na falsidade ou verdade dos atos de conhecimento do sujeito e na irrealidade ou realidade dos objetos conhecidos. Em oposição a essa linha de pensamento, a lógica contemporânea, procura se tornar um cálculo simbólico, preocupando-se cada vez menos com o conteúdo material das preposições e com as operações intelectuais do conhecimento. Tornando-se plenamente formal.
A lógica descreve as formas, as relações e as propriedades das preposições, em decorrência da construção de um simbolismo regulado e ordenado que permite diferenciar linguagem cotidiana e linguagem formalizada. A linguagem formal nada tem a ver com a linguagem cotidiana, pois se trata de uma linguagem inteiramente construída por ela mesma, baseada no modelo da matemática.
Desde o período da Grécia Antiga, a matemática era considerada uma ciência baseada no intuito intelectual de verdades absolutas, existentes em si e por si mesmas, não dependendo de nenhuma interferência humana.
As figuras geométricas, os axiomas, os números, as operações algébricas, as operações aritméticas e os símbolos eram considerados verdades absolutas necessárias, universais, que existiriam com ou sem os homens e que permaneceriam existindo mesmo se os seres humanos