Determinação do ponto de fusão
Cada indivíduo apresenta suas próprias características. Não sendo diferente também com as substâncias químicas, sendo uma maneira de diferenciá-la e caracteriza-lo entre si. Uma maneira de diferenciá-la é de acordo com seus pontos de fusão, ponto de ebulição, densidade, sendo eles únicos, e nenhuma outra substância pura apresentarão os mesmos pontos.
O ponto de fusão de uma substância corresponde à temperatura segundo a qual essa substância passa do estado sólido ao estado líquido, á pressão normal (1 atm). Por exemplo, a água pura passa do estado sólido para o estado líquido à temperatura de 0°C. Diz-se no entanto que o ponto de fusão da água pura é de 0°C.
A pureza de uma substância influi grandemente no valor do seu ponto de fusão, podendo reduzi-lo ou aumentá-lo. Portanto, através do ponto de fusão pode-se também avaliar o grau de pureza de um sólido. Para algumas substâncias não existe ponto de fusão, pois elas se decompõe antes de se fundirem. A madeira, por exemplo, quando é aquecida não se funde, mas carboniza-se.
No caso de misturas, a temperatura a que se inicia a fusão é variável, dependendo da composição da mistura. Durante a fusão de uma mistura, a temperatura não se mantém constante. No entanto, se em uma determinação experimental a temperatura variar significativamente durante a fusão, estamos perante uma mistura ou perante uma substância com grandes quantidades de impurezas.
O ponto de fusão pode ser determinado com grande precisão mesmo com aparelhos e métodos muito simples. A exatidão na determinação do ponto de fusão está estreitamente relacionada com precisão no termômetro utilizado. É importante que a amostra esteja criteriosamente seca para a determinação confiável de seu ponto de fusão.
2. OBJETIVO * Determinar experimentalmente o valor do ponto de fusão de algumas substâncias.
3. MATERIAIS E REAGENTES
MATERIAIS | REAGENTES | Tubo de ensaio | Ácido benzóico | Termômetro de 150°C | Ácido esteárico |