Lógica Informal
Definição de Lógica Informal :
A lógica informal é o estudo dos argumentos cuja validade depende tanto da sua forma logica como do conteúdo da argumentação .
A argumentação é a tarefa da lógica informal, cujo domínio são os efeitos da comunicação
Caracterização da Argumentação Informal:
Num argumento informal , a verdade da conclusão não é garantida pela verdade das premissas, a conclusão é apenas provavelmente verdadeira .
Os argumentos informais válidos são argumentos em que a verdade das premissas é razão suficientemente forte para acreditarmos na verdade da conclusão.
Concluímos que um argumento é forte quando pensamos que muito provavelmente a realidade não vai negar a conclusão.
Exemplo:
Nunca nevou em Sevilha .
Logo, quando este Inverno for a Sevilha, não verei neve.
Ao analisarmos a premissa concluímos que , até à data , não caiu neve em Sevilha , nem uma única vez. A conclusão diz-nos que quando for a Sevilha não verei neve nesta cidade. Como é muito provável que a conclusão seja verdadeira, o argumento é indutivamente válido ou forte.
Os argumentos informais inválidos são argumentos em que a verdade das premissas não é razão suficientemente forte para acreditarmos na verdade da conclusão, ou seja , um argumento fraco .
Exemplo: Alguns estudantes copiam nos testes Logo, todos os estudantes copiam nos testes.
Argumentação informal e a retórica:
Retórica é o domínio da lógica informal que estuda a arte de falar com eloquência. Nasceu na democracia da Grécia Clássica e foi estudada por Aristóteles.
Aristóteles distinguiu entre: raciocínios analíticos, ou demonstrativos raciocínios dialécticos, ou argumentativos
Aristóteles considerou a retórica como um instrumento necessário para discutir e persuadir acerca do que é apenas provável.
O objectivo da retórica preparar as elites políticas para falar nas