Sistema respiratório
O sistema respiratório fornece oxigênio e remove gás carbônico do organismo, auxiliando as células no metabolismo, atuando em conjunto com o sistema circulatório. O sistema respiratório também esta envolvido com a vocalização.
É formado pelo nariz, cavidade do nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios e pulmões.
Nariz e Cavidade Nasal
As duas cavidades por onde o ar entra no sistema respiratório são chamadas de fossas nasais. São separadas por uma cartilagem chamada cartilagem do septo, formando o septo nasal. Os pelos no interior do nariz retém as partículas que entram junto com o ar. É composto de células ciliadas e produtoras de muco. O teto da cavidade nasal possui células com função olfativa. Nesta região, a mucosa é bem irrigada e aquece o ar inalado.
Faringe
A faringe pertence tanto ao sistema respiratório como ao sistema digestório.
Através das coanas esta ligada com a cavidade do nariz e através das fauces, com a boca.
Liga-se com o ouvido médio pelas tubas auditivas. Liga-se também com a laringe e com o esôfago. Antes de ir para a laringe, o ar inspirado pelo nariz passa pela faringe.
Laringe
A laringe é um tubo cartilaginoso que conecta a faringe com a traquéia. Situa-se na parte superior do pescoço.
A laringe tem três funções:
• Atua como passagem para o ar durante a respiração;
• Produz som, ou seja, a voz (por esta razão é chamada de caixa de voz);
• Impede que o alimento e objetos estranhos entrem nas estruturas respiratórias (como a traquéia).
Traquéia
A traquéia é um tubo que faz continuação à laringe, penetra no tórax e termina se bifurcando nos 2 brônquios principais.A traquéia bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios.
O arcabouço da traquéia é constituído aproximadamente por 20 anéis cartilagíneos incompletos para trás, que são denominados cartilagens traqueais. Brônquios
Os brônquios são tubos cartilaginosos cuja função é levar ar aos