absenteismo
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DANDARA FLORENTINO FELIX
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: O IMPACTO ABSENTEISMO NAS ORGANIZAÇÕES
Rio de Janeiro
2014
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: O IMPACTO ABSENTEISMO NAS ORGANIZAÇÕES
Trabalho apresentado em cumprimento à disciplina Metodologia da Pesquisa do Curso de Administração de Empresas da Faculdade Moraes Júnior – Mackenzie Rio como requisito para aprovação.
Rio de Janeiro
2014
RESUMO
No cotidiano das empresas, começaram a observar que o índice de absenteísmo entre os funcionários com o ambiente de trabalho tem aumentado a cada dia. Este comportamento pode ser inerente à fatores presentes nas organizações, sendo prejudicial ao ambiente de trabalho, a efetivação dos objetivos e assim o rendimento da empresa. Diante desses fatores e dos diversos tipos de absenteísmo, este trabalho reforça a importância do controle do absenteísmo.
1. INTRODUÇÃO
Comportamento Organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, afim de: reter talentos, evitar o turnover e promover engajamento e harmonia entre os stakeholders. Entender o comportamento é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores. Entre os níveis de estudos dos comportamentos organizacionais, estão em destaque: Nível Individual (estuda as expectativas, motivações, as habilidades e competências que cada colaborador demonstra individualmente através de seu trabalho) e Nível Grupal (estuda a formação das equipes, grupos, as funções desempenhadas por estes, a comunicação e interação