Quimica
Figura 1: Espectro Eletromagnético. Fonte: FIGUEIREDO (2005).
As radiações (como a luz visível e o raio x), transferem energia de uma região do espaço para outra. Quando um feixe de luz encontra um elétron, seu campo elétrico o empurra para uma direção e, depois, na direção oposta, ou seja, seu campo elétrico oscila em direção e intensidade. A medida desta oscilação por segundo é chamada frequência (Hz). Uma onda eletromagnética é caracterizada por sua amplitude e pelo seu comprimento. A amplitude é a altura da onda e o comprimento é a distância entre dois máximos sucessivos. A luz é uma forma de radiação eletromagnética que possui características de onda e de partícula (fóton). Comprimentos de ondas diferentes correspondem a regiões diferentes do espectroeletromagnético.
Nossos olhos detectam a radiação de comprimento de onda entre 700 e 400 nm, intervalo chamado de luz visível, onde a frequência determina a sua cor. Esse intervalo se divide entre Espectro de Absorção e de Emissão.
A absorção da luz consiste na diminuição da energia de uma radiação, neste caso a luz, na sua passagem através da matéria, isto é, uma acumulação na matéria de parte da energia proveniente de radiações luminosas. Quando um fotão de luz é absorvido ocorre uma transição de um átomo ou molécula para um estado excitado. Os espectros que são emitidos pelas substâncias após absorver determinada radiação são divididos em espectros de emissão contínuos (quando os átomos interagem fortemente, os níveis de energia dos átomos isolados se transformam em faixas praticamente contínuas) e descontínuos