Líquido ascítico
Normalmente, existe uma quantidade mínima de fluido na cavidade peritoneal (cavidade virtual formada entre as camadas de peritôneo que revestem as alças intestinais). Este fluido tem a função de lubrificar a cavidade abdominal, permitindo um movimento de deslize das alças intestinais entre si à medida que se faz necessário em virtude da progressão dos alimentos durante a digestão e produção do Bolo Fecal.
O fluido peritoneal ou líquido peritoneal é um líquido claro, estéril e viscoso produzido sob a forma de ultrafiltrado do plasma, sob influência da permeabilidade vascular e das forças hidrostáticas e oncóticas. Seu volume não ultrapassa os 50 mL em indivíduos normais e seu aumento é designado Ascite. Algumas causas de ascite:1 a Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC), a cirrose hepática, a hipoproteinemia de causas diversas, condições em que se observa aumento da pressão hidrostática ou diminuição da pressão oncótica plasmática (transudato); Infecções, neoplasias, trauma, pancreatites, em que o aumento é produzido por decréscimo da permeabilidade capilar ou da reabsorção linfática (exsudato); e dano ou obstrução ao duto torácico (efusão quilosa).
Análise clínica[editar | editar código-fonte]
O fluido ascítico deve ser colhido por paracentese em pacientes que apresentem desenvolvimento recente de ascite, ou em que há uma modificação clínica tal como seu aumento rápido ou desenvolvimento de febre em um paciente já com um certo grau de ascite.1 É essencial que a coleta seja feita por um profissional médico habilitado e em condições de estrita esterilidade. Recomenda-se a coleta de um mínimo de 30 mL. A amostra destinada à citologia deve ser colhida em frasco contendo anticoagulante (EDTA). Amostras para cultura podem ser inoculadas diretamente em garrafas próprias para hemocultura. é recomendável a coleta simultânea