Paracentese
INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM
DEFINIÇÃO DE PARACENTESE
Consiste na introdução duma agulha, trocarte ou catéter no espaço intraperitoneal, considerando o terço médio duma linha imaginária traçada entre o umbigo e a crista ilíaca esquerda.
ASCITE
ASCITE PROVOCADA (DIÁLISE PERITONEAL)
PARACENTESE EXPLORADORA
PARACENTESE EVACUADORA
FINALIDADES
1.
Diagnóstico – análise do líquido intraperitoneal.
-
Líquido ascitico (bacteriológia, química e citológica) Líquido hemorrágico Líquido purulento
Paracentese exploradora
2.
Terapêutica – Evacuar o líquido acumulado no espaço intraperitonal (Paracentese evacuadora); administração de terapêutica; realização de diálise peritoneal.
Preparação do Utente
1.
Obter o seu consentimento informado. Preparar o unidade, considerando a segurança, privacidade, o conforto e bem estar do utente. Informar e esclarecer o utente/família sobre o ECD a realizar, suas finalidades e procedimentos necessários à sua realização.
2.
3.
CONTINUAÇÃO
4. Pesar o utente. 5. Avaliar perímetro abdominal 6. Verificar a existência de via EV permeável (se possível à direita do utente) 7. Verificar as prescrições de terapêutica específica ( Soros, sangue e derivados )
CONTINUAÇÃO
8. Solicitar ao utente para urinar antes do procedimento 9. Realizar balanço hídrico 10. Assegurar a higiene local
11. Colocação de monitorização contínua de SV (DINAMAP, ECG, P, TA, oxímetria) se possível à direita do utente.
CONTINUAÇÃO
11.Posicionar o utente em Fowler ou semi-Fowler semiligeiramente inclinado para a esquerda, apoiando o dorso do utente com almofadas 12.Baixar a roupa do leito até à raíz das coxas expondo a região abdominal, protegendo a região toráxica do utente reduzindo o desconforto do utente 13. Colocar resguardo protector do lado esquerdo do utente
PREPARAÇÃO DE MATERIAL
-
Lavar as mãos Preparar tabuleiro com: Bata, barretes, máscaras, luvas cirúrgicas Luvas