Heraclito e Parmenides
Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes
Unidade Acadêmica de Filosofia
O Fogo e a Deusa: Heráclito de Éfeso e Parmênides de Eléia
Emmanuel Alves Vasconcelos
Maceió-AL
Junho de 2010
Emmanuel Alves Vasconcelos
O Fogo e a Deusa: Heráclito de Éfeso e Parmênides de Eléia
Trabalho apresentado aos Professores Doutores do Conselho Nacional de Filosofia 2010.1 , no Encontro Nacional dos estudantes de Filosofia.
UFAL – Maceió
Alagoas – 04 de junho de 2010
SUMÁRIO
1 – Introdução _____________________________________________________pág. 04
2 – Heráclito de Éfeso _______________________________________________pág. 05
3 – Parmênides de Eléia ______________________________________________pág.06
4 – Bibliografia _____________________________________________________pág.07
1 – INTRODUÇÃO
Não venho por via deste trabalho, oferecer biografias nem resumos, pois poderá achar milhares aonde quer você vá, trago-lhe linhas de pensamento, criticas e desenvolvimento.
E lhe peço duas coisas antes de começar, por favor, não me julgue e nem aos fragmentos que a ti trago e também que depois de lê-los, entenda-os, veja o que esta escondido nas linhas, pense profundamente nos ideais aplicados, na época passada, e o mais importante, critique-os duramente, traga a sua razão a tona, e depois se for de sua vontade, aplique-os no seu tempo e na sua vida, pois o homem relaxou sobre seu próprio poderio e adormeceu e isso vem de séculos e séculos de historia.
Heráclito a muito nos avisa, mas ao invés de entendermos seu pensamento e herança, nós simplesmente o acusamos de arrogante e louco, e quando damos ouvidos a ele, simplesmente pegamos o que nos agrada e descartamos o resto de seu