Parmênides e Heráclito
Parmênides e Heráclito
Questões e temas para discussão
Parmênides
1. Em que sentido, a partir do texto, podemos entender o caráter monista da filosofia de Parmênides?
O seguinte fragmento do poema de Parmênides reflete na doutrina da existência de uma realidade única: “Assim pois, é necessário ser absolutamente ou não ser. E jamais a força da convicção concederá que do não-ser possa surgir outra coisa”
2. Como Parmênides caracteriza o caminho da verdade por oposição ao caminho da opinião?
O caminho da verdade para Parmênides era indubitável, era o único que se tinha certeza que existia, perfeito. O caminho da opinião era incerto, não passava de meras suposições.
3. Qual o sentido da distinção entre realidade e aparência em Parmênides?
Para Parmênides, a aparência das coisas é vir-a-ser, pois está em constante mudança, enquanto que na realidade, o verdadeiro ser é imóvel.
4. Comente o fragmento 3: “Pois pensar e ser é o mesmo”
É possível fazer uma ligação entre essa afirmação e a de René Descartes “Penso, logo existo”, pois um ser humano que duvida, que se vê discutindo, pensando, então ele é, e se ele é, ele existe. Por essa razão, a frase diz que pensar e ser são a mesma coisa.
5. Compare a afirmação de Parmênides de que “o ser é, o não-ser não é” com a concepção de Heráclito da realidade como mutável.
Para Heráclito tudo muda, tudo flui. O ser constantemente está deixando de ser o que é, o não ser está constantemente vindo a ser. Para Parmênides, não há mudança, porque só existe o ser, que é imutável, eterno e indestrutível.
Heráclito
1. Destaque os principais fragmentos que representam a valorização por Heráclito do movimento como característica fundamental da realidade.
Fragmentos doze, quarenta e cinco, quarenta e nove, cinquenta e nove, sessenta, e noventa e um.
2. Qual a importância, nesse sentido, do fogo como elemento