Línguas Africanas
? – girafa na língua bemba
?: idioma bemba (Chibemba)
O idioma Bemba, também chamado de Chibemba, Chiwemba ou Wemba, é a língua do povo Bemba e é falada como primeira ou segunda língua por mais de 5 milhões de pessoas, principalmente na Zâmbia, mas também na República Democrática do Congo, Tanzânia, Malauí e Zimbábue.
Variações:
Os dialetos principais são: Aushi, Bemba, Bisa, Chishinga, Kunda, Lala, Lamba, Luunda, Ng'umbo, Swaka, Tabwa e Unga. Os nomes de cada um, coincide com o nome da região em que se fala tal dialeto. A influência do léxico inglês, especialmente nas cidades tem dado lugar a outras formas dialectais conhecidas como Chikopabeeluti e Chitauni.
Ainda está intimamente relacionada com outras línguas bantús como o Kaonde, Luba, Nsenga, Tonga, Nyanja e Chewa.
Implantação da língua Bemba:
A importância política do reino Bemba levou os primeiros missioneiros a criar materiais de enseñanza em Chibemba e, já no ano de 1907, publicou-se a primeira gramática Bemba. Por outro lado, a administração colonial utilizou o chibemba como um dos quatro idiomas indígenas principais (junto com Lozi, Nyanja e Tonga) para ser usado na educação e meios de comunicação de massas.
Com a emigração massiva, durante os anos 20, de Bembas às zonas mineiras de Copperbelt, o idioma se extendeu além do território tradicional Bemba, até o ponto que nos anos 40, o chibemba se havia convertido na língua franca da região de Copperbelt.
Mais tarde, a emigração hacia as cidades, os matrimônios interétnicos e o alto grau de multilingualismo no país ha hecho que mais da metade da população da Zâmbia fale ou entenda o chibemba, até o ponto que na capital, Lusaka, onde o Nyanja é a primeira língua, também se fala em amplas zonas da cidade.
O Chibemba é um dos sete idiomas autoctonos oficiais da Zâmbia, junto com Kaonde, Lozi, Lunda, Luvale, Nyanja e Tonga, utilizados na educação, meios de comunicação e documentos governamentais. O inglês é o