Línguas Africanas
Na África falam-se aproximadamente 1.300 línguas. Sendo elas atualmente divididas nas seguintes quatro famílias de línguas: línguas afro-asiáticas línguas khoisan línguas nigero-congolesas línguas nilo-saarianas
Os países africanos têm ido tomando consciência pouco a pouco do valor desta herança cultural, pelo que a política da linguagem que desenvolvem hoje em dia aponta para um multilingüismo (em realidade, já existe de facto, porque é na África onde se encontra a maior percentagem de pessoas bilingües, trilingües e políglotas).
Ao longo da história multilingüística do continente africano, as línguas têm estado em contato com outras e têm sido muito numerosos os casos de interinfluencia importante.
Muitas inovações culturais e linguísticas se expandiram ao longo das rotas comerciais, como a (lingua francae), a fulfulde (Oeste da África), a Hausa na Nigéria e Níger, a lingala, no Congo, a suahili no este da África e o árabe no norte.
Após obter a independência, muitos países africanos para favorecer a unidade nacional, elegeram uma língua para ser usada pelo governo e na educação. Mas, em anos recentes (a princípios do século XXI), a maioria dos países africanos tem começado a preocupar pela conservação das línguas minoritárias. As políticas da linguagem que se estão a desenvolver na atualidade estão orientadas para o multilingüismo.
Línguas oficiais
As línguas oficiais na África
██ Afrikaans
██ Árabe
██ Inglês
██ Francês
██ Português
██ Espanhol
██ Swahili
██ outras línguas africanas
Além das antigas línguas coloniais do Inglês, Francês, Português, e Espanhol, apenas algumas línguas são oficiais a nível nacional. Estas são:
Árabe, na Argélia, Comores, Chade, Djibouti, Egito, Eritreia, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Somália, Sudão, e Tunísia
Swahili na Tanzânia, Quénia, Uganda, Burundi, e Ruanda
Chichewa no Malawi
Amárica na Etiópia
Somali na Somália
Tigrinya na Eritreia (tecnicamente, uma língua de trabalho)