Influencia das linguas africanas no brasil
Introdução
“A língua de um povo é o reflexo dele mesmo, vertido em sons e palavras. É através dela que nos expressamos e manifestamos nossa própria existência”.
O foco do nosso trabalho foi buscar entender as influências africanas em nossa cultura. Quando falamos de continente africano, temos que ter em mente que não se trata de um único povo ou de uma única cultura. Quando falamos de África, estamos nos referindo a uma grande diversidade de culturas e povos que influenciaram os costumes, as crenças, os valores, a culinária, a música, a língua e outros aspectos culturais de nós brasileiros.
A proximidade entre a estrutura lingüística do português europeu antigo e regional e as línguas africanas facilitou a mestiçagem linguística e deram nova sonoridade à língua portuguesa falada no Brasil.
Detivemo-nos às africanas, partindo da sua origem até suas aplicações, ressaltando palavras que delas herdamos e observando as peculiaridades de sua construção. Tanta riqueza não deve manter-se escondida, é preciso tê-la sabida e passá-la o prestigio que merece.
► Objetivo Geral
Partindo do contexto histórico da chegada dos negros africanos e do histórico do recurso aos empréstimos de línguas africanas no português do Brasil, procuramos fazer neste trabalho uma pesquisa lingüística que demonstre e esclareça a raiz africana da Língua Portuguesa do Brasil.
► Objetivos Específicos
Situar o contexto histórico do africano no Brasil;
Identificar o histórico do recurso dos empréstimos das línguas africanas no Brasil;
Identificar as origens africanas específicas;
Localizar as interferências no vocábulo, morfologia, sintaxe e pronúncia ocorridas na Língua Portuguesa do Brasil devido à influência africana;
Listar parte das palavras de origem africana encontradas.
Desenvolvimento
A partir de um instrumento de percussão de origem africana (o berimbau), que foi trazido pelos escravos