Pilhas
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Curso Superior de Engenharia Elétrica
Química
Eletroquímica: Pilhas
Potenciais Padrão Os potenciais padrão medem a tendência de uma espécie química sofrer redução, ganhando elétrons, ou oxidação, perdendo elétrons. Dessa forma, aqueles que possuírem o maior potencial de redução, tem a maior tendência a ganhar elétrons e a menor tendência a perder os seus elétrons. O Lítio é a substância que tem a maior tendência a perder seus elétrons e o Flúor aquele que tem a maior tendência a ganhar, conforme mostra a tabela abaixo na ordem crescente de redução:
Previsão de Reações Para que ocorra uma transferência espontânea de elétrons do ânodo (pólo negativo) para o cátodo (pólo positivo), um trabalho elétrico deve ser realizado, o que consome parte da energia livre do sistema, deixando o sistema mais estável. De forma simplificada, a reação de oxiredução será espontânea quando apresentar o seu potencial positivo e será um processo não espontâneo se apresentar o potencial negativo. É possível calcular esse potencial somando o potencial de oxidação do ânodo com a potencial de redução do cátodo, obtendo o potencial da reação.
Pilha de Daniell A pilha de Daniell é feita com dois eletrodos em solução, em que exista uma diferença de potencial entre eles. Com isso, torna-se possível a passagem de elétrons do pólo negativo para o positivo (ânodo para o cátodo). Deve-se haver uma ponte salina entre as soluções para a migração dos cátions e ânions, além dos íons liberados pelo sal. Desse forma a duração da pilha é prolongada por não permitir o excesso de cargas em ambas as partes. O eletrodo do cátodo tem a sua massa aumentada devida deposição dos seus cátions neutralizados, enquanto a massa do ânodo é reduzida devida oxidação da sua substância para a liberação dos elétrons. Conforme