Língua e Linguagem
FALADA → livre, criativa, espontânea → contato direto com o falante.
ESCRITA → presa às regras gramaticais, elaborada → contato indireto com o leitor.
Fala: os sinais utilizados pelo indivíduo é a linguagem oral. É um ato singular, pois cada indivíduo pode optar pelas variedades da língua que desejar para exposição da fala. Conforme o momento, o contexto, sua personalidade, o ambiente sociocultural que está inserido, etc.
Entendemos por linguagem qualquer espécie de comunicação. Assim, podemos dividi-la em dois tipos: verbal e não verbal.
Ela auxilia o processo comunicativo tornando-0 muito mais eficiente.
Sinais, linguagem corporal, fisionômica, iconográfica, simbólica, etc.
Comunicação: é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum“.
Ruídos na comunicação: tudo que interfere na produção e recepção da mensagem.
Os elementos da comunicação são:
Emissor ou destinador: alguém que emite a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo, uma empresa, uma instituição. Receptor ou destinatário: a quem se destina a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo ou mesmo um animal, como um cão, por exemplo.
Código: a maneira pela qual a mensagem se organiza. O código é formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relação com os demais. Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, código Morse, sons etc. O código deve ser de conhecimento de ambos os envolvidos: emissor e destinatário.
Canal de comunicação: meio físico ou virtual, que assegura a circulação da mensagem, por exemplo, ondas sonoras, no caso da voz. O canal deve garantir o contato entre emissor e receptor.
Mensagem: é o objeto da comunicação, é constituída pelo conteúdo das informações transmitidas.
Referente: o