Psicologia social eric erickson
A psicologia social teve sua origem no início do século XX. Conectando a psicologia e as ciências sociais, tem como patriarca o Dr Kurt Lewin, que foi um Psicólogo de origem alemã, naturalizado norte-americano para fugir ao nazismo, seus estudos mostraram que a conduta do indivíduo depende e varia conforme o meio em que o sujeito esteja inserido. Ao criar, em 1935 uma Teoria Dinâmica da Personalidade demonstrou que a personalidade apenas pode ser definida em situação social - segundo Kurt Lewin, o indivíduo e o meio em que está integrado, estão interligados.
A psicologia Social tem como objetivo, estudar o comportamento do indivíduo em um contexto coletivo, na qual se difere de outras ciências sociais dentre elas a antropologia, sociologia e outras, que estudam o grupo como um todo. Ela pode ser definida como a ciência dos acontecimentos de comportamentos interpessoais.
Desenvolvimento Psicossocial
Segundo Erick Erikson, um grande discípulo de Sigmund Freud o desenvolvimento psicossocial pode se dividir em oitos fases, conhecidas como as oito idades do homem. Que se desenvolvem seguindo o raciocínio da teoria de Freud. (citação) Que são elas:
1 (Confiança X Desconfiança) que se dá dos 0 anos aos 01 e meio de idade concomitantemente com a fase oral de Freud, é a fase onde a criança terá experiências que proporcionara ou não, um relacionamento de confiança entre ela e sua mãe e que pode refletir também em relacionamentos com outras pessoas. Tudo dependera de como será dado o retorno as necessidades desta criança por sua mãe.
Caso não haja um retorno positivo, pode acarretar manifestações de comportamentos estranhos por parte da criança como: retração social e insensibilidade podendo até mesmo refletir em sua saude física. Entretanto, caso haja um retorno positivo a criança se torna capaz de enfrentar situações estranhas e hostis e a capacidade de domínio do ambiente.
“Alimentação não é a coisa mais importante que os bebês recebem das