Língua e Linguagem
Curso: Professor:
Nome do aluno:
Data:
A partir da análise das charges que seguem, responda às perguntas efetuadas abaixo.
Charge 1
Charge 2
1. Compare a linguagem utilizada em cada uma das charges e responda, levando em consideração as variedades linguísticas (referentes a mais ou menos formalidade).
a) Qual é a língua (ou linguagem) predominante em cada caso? Como se percebe isso? (1,0 ponto)
b) O que cada uma das linguagens apontadas na resposta anterior representa para a nossa sociedade, ou seja, essa linguagem diferenciada está relacionada a quê? Qual seria a intenção disso? (1,5 ponto)
c) Na Charge 2, a linguagem utilizada é compatível com o contexto? Como você percebe, ou não percebe, essa compatibilidade? Explique. (1,0 ponto)
A partir da leitura do texto abaixo, responda às perguntas das questões 2 e 3.
Empresas despertam para a inovação
(MARCELO REHDER - O Estado de São Paulo - 23/01/2012)
No horizonte de dez anos, mais de 70% das grandes empresas brasileiras pretendem ser líderes em tecnologia, apesar das condições econômicas adversas que afetam o seu desempenho. Na situação atual, cerca de 40% entendem que já são líderes, por isso ainda prevalecem posicionamentos mais tímidos, como o de seguidor rápido de tecnologias de ponta ou de adaptador de tecnologias ao mercado brasileiro.
As informações são de uma pesquisa inédita do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), que entrevistou os principais dirigentes de 40 grupos privados, dos quais 30 de empresas, em sua maioria de capital nacional e dez grandes empresas transnacionais que atuam no mercado brasileiro. Esses grupos respondem por 80% do esforço nacional em pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
Hoje, o número de empresas que fazem Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) no Brasil não passa de 2,5 mil, enquanto 30 mil são inovadoras. É pouco num