Língua portuguesa
I – Escrever é uma arte. Todos procuram conhecer e praticar essa arte. Tentam buscá-la de vários meios e maneiras, de acordo com as necessidades profissionais. Portanto, escrever um texto é simplesmente lançar no papel uma série de palavras, frases sem sentido, sem nenhuma ordem.
II – O significado de um texto é resultado da interseção com outros textos, não se limitando apenas ao que está nele. Os textos ajuntam modelos, vestígios e até mesmo estilos de outros gêneros, remetendo-se, muitas vezes, a outros textos já produzidos e servindo de referência para outros que serão produzidos.
III – O texto é uma unidade de significação que tem uma referência tematizada e se organiza e se expande pela apresentação de contextos que se contradizem e se excluem.
IV – O texto se organiza e se expande pela apresentação de uma situação inicial; pela proposição de uma informação nova; pela busca de justificativas da nova informação; e pela conclusão que apresenta uma nova visão sobre o assunto, uma nova possibilidade de conceituar a referência e, assim, ampliá-la.
Escolha uma:
a. FVFV
b. VFFV
c. VVFF
d. FFVV
e. FVVF
f. VFVF
2) Leia as assertivas abaixo e indique verdadeiro ou falso: (valor: 10,0 pontos)
Enquanto a coesão se preocupa com o modo como se dá a conexão entre as ideias no texto, a coerência responde acerca das ligações, aponta os elementos relacionais que poderão ser utilizados nessa conexão. ( ) A intertextualidade de forma ocorre quando o produtor de um texto repete expressões, enunciados ou trechos de outros textos, ou então o estilo de determinado autor ou de determinados tipos de discurso. ( )
3) Considerando as assertivas abaixo, que tratam sobre a paráfrase, leia e responda: (valor 10,0 pontos)
I – Paráfrase é a produção de uma unidade