Relatório patologia
Alunos do 2º C3 - GRUPO 02
Cristiano A. Silva nº 10
Danilo de L. Martins nº 12
Everton D. da Silva nº 16
Marcia Brandão nº 25
Rodrigo F. da Silva nº 34
Técnicas e Práticas Construtivas de Superestrutura, Vedação e Cobertura.
SANTOS
2013
PATOLOGIAS ESTRUTURAIS
Relatório de Patologias Estruturais.
Profº Engº José Renato Spina Martins
SANTOS
2013
Introdução:
Este trabalho tem por objetivo determinar as causas das deteriorações generalizada nos pilares e laje, tais como corrosão de armaduras, deterioração de peitoris, degradação de juntas de movimentação, percolação da água, quebra de cantos com dentes GERBER, deterioração de apoios, fissuras e infiltração de água no piso da laje sustentada pelos pilares, pelo envelhecimento das estruturas construídas, bem como a falta de manutenção preventiva e corretiva, acarretando com isso problemas no seu tempo de vida útil.
Soma-se a tudo isso, o fato de cobrimento insuficiente, impactos, projeto inadequado, peitoris muito esbeltos, ausência de manutenção, posição inadequada de armaduras, solicitação excessiva, má execução e a falta de nivelamento da laje, que no caso, ocasiona a infiltração de água.
Os procedimentos enfocados neste relatório serão: lavagem da superfície, corte do concreto danificado e posterior limpeza; tratamento da armação danificada, reforço da estrutura, usa de argamassa aditivada; aplicação de polímeros. Estudaram-se aqui também materiais que poderão ser utilizados na recuperação, que são basicamente a argamassa (para recuperação do cobrimento das armaduras – sem função estrutural), concreto e grauth, impermeabilizantes para a cobertura da laje.
Este estudo foi elaborado com objetivo de além de indicar o motivo das anomalias estudadas e apresentar uma proposta para reparo das mesmas.
Palavra-chave: RECUPERAÇÃO.