Relatorio de patologia
Piauí – UNINOVAFAPI
Professor: Eric da Silva
Disciplina: Patologia Geral
Relatório: Reunião clínica
Relatório para a disciplina de Patologia Geral, a partir da palestra sobre a fisioterapia nas disfunções sexuais femininas.
Mayara Antunes Cardoso
Teresina
2013
O Centro Universitário UNINOVAFAPI realizou nesta terça-feira, dia 05 de março de 2013 uma palestra com o tema fisioterapia nas disfunções sexuais femininas, ministrada pela fisioterapeuta karol carvalho.
A disfunção sexual é a alteração de uma das fases do ciclo da resposta sexual, que é dividida em desejo, excitação e orgasmo. Nas mulheres, as disfunções mais comuns são a inibição do desejo, a anorgasmia (ausência do orgasmo), a dispareunia (dor no momento da relação sexual) e o vaginismo (contração involuntária da vagina, que evita a penetração). A função sexual é um importante componente da vida das mulheres e tem se tornado um problema de saúde pública, farmacológico e médico.
A importância da saúde sexual para a qualidade de vida tem sido cada vez mais reconhecida nos últimos anos. A disfunção sexual pode ter maior impacto sobre a qualidade de vida da mulher, visto que a diminuição da função sexual pode determinar efeitos danosos sobre sua autoestima e seus relacionamentos interpessoais, com frequente desgaste emocional. Estudos demonstraram haver significante associação entre disfunção sexual e baixos sentimentos de satisfação física e emocional, assim como do bem-estar geral entre mulheres com desordens sexuais. (Leite et al, 2007)
A Fisioterapia em Uroginecologia se torna responsável por proporcionar condições para que a mulher consiga alcançar o prazer