Plano inclinado
EXPERIMENTOS COM O PLANO INCLINADO
NOME: Beatriz de Carvalho Cachoeira Fernanda de Oliveira Lucidório Johnata Alcides Kuhnen
Palhoça, 27 de novembro de 2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO………………………………………………………………………
DESENVOLVIMENTO……………………………………………………………..
CÁLCULOS………………………………………………………………………….
CONCLUSÃO………………………………………………………………………..
INTRODUÇÃO
No laboratório de física se realizou um experimento com plano inclinado, dividido em duas atividades, contou-se a orientação do professor, e teve-se como objetivo final calcular as forças, sendo ela PX e PY, aplicadas em um corpo que estava colocado sobre o plano inclinado, e as suas alterações de acordo com o angulo estipulado, logo se encontrou a aceleração e o atrito do sistema.
EMBASAMENTO TEÓRICO Para a compreensão e resolução do experimento em plano inclinado se utilizou as 3 leis de Newton.
1ª lei de Newton (Lei da Inércia):
"Qualquer corpo permanece no estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme se a resultante das forças que atuam sobre esse corpo for nula". Assim, se o corpo estiver em repouso continuará em repouso; se estiver em movimento, continuará o seu movimento em linha reta e com velocidade constante.
2ª lei de Newton ( Lei Fundamental da dinâmica)
A aceleração adquirida por um corpo é diretamente proporcional à intensidade da resultante das forças que atuam sobre o corpo, tem direção e sentido dessa força resultante e é inversamente proporcional à sua massa. A segunda lei de Newton também conhecida por Lei Fundamental da Dinâmica pode ser expressa matematicamente por:
F= m.a
3ª lei de Newton (Lei da ação e reação)
Quando dois corpos interagem, a força que o corpo1 exerce sobre o corpo2 é igual e oposta à força que o corpo2 exerce sobre o corpo1.
FAB = - FBA
DESENVOLVIMENTO
Atividade 1 1. O peso do conjunto (carrinho + massa):
P=m.g P= 0,1524 . 9,8 P= 1,49352N
2. Escolheu-se de forma aleatória os