Língua portuguesa
Adriana Oliva Ap. de Oliveira Chafiha Maria Suiti Laszkiewicz Jacy do Nascimento Floriano Ligia Ramo de Souza Maria Ap. S. Salim Silvana Boscolo Werr Lucilaine Nunes de Assis ALUNO: ________________________________________________ RA: _____________ CURSO ________________________________________________ SALA ____________
2013
1
1. O PROCESSO DA ESCRITA
É muito comum estudantes e profissionais sentirem certa dificuldade na produção de textos. Esse problema se deve, na maioria das vezes, à falta do hábito de leitura, de treino e também de técnica. Aprender a escrever é aprender a pensar. Não é possível escrever sem que se tenha o que dizer e sem que se possa organizar o pensamento. Portanto, é necessário observar os fatos, analisá-los, criar ideias sobre eles, ou seja, pensar. Como falantes, somos produtores diários de comunicação e, na vida profissional, cada vez mais faz-se necessário dominar técnicas de produção de textos tanto orais como escritos. Em função disso, é preciso conhecer os modos fundamentais de redação: narração, descrição e dissertação.
1.1 ASSUNTO, TEMA, RECORTE, TESE, TÍTULO
Para alcançar um bom texto, é necessário relembrar alguns pontos fundamentais que favorecem a organização daquilo que se pretende comunicar. Observe: Assunto é algo amplo, genérico. Tema é o assunto já delimitado. Recorte é o que interessa ao autor discutir no texto. Tese é o ponto de vista a ser defendido sobre um determinado tema. Título é o nome dado ao texto, visa a atrair o leitor para a leitura do texto, fazendo referência ao tema abordado.
Veja, agora, alguns exemplos:
1. Assunto: Centros urbanos. Tema: O desenvolvimento dos grandes centros urbanos. Recorte: A violência em São Paulo. Tese: A cidade de São Paulo enfrenta sérios problemas em relação à segurança da população. Título: O desenvolvimento urbano e violência.
2. Assunto: Tecnologia. Tema: O avanço tecnológico no século 21. Recorte: Os meios de