Análise de requisitos
Requisitos definem as funcionalidades, necessidades do software. Temos requisitos de funcionalidades (cadastro de clientes, produtos, controle de estoque, etc); requisitos de qualidade de produto (software tem que funcionar nas plataformas windows e linux; softeware tem que ficar pronto em 8 meses e consumir 300 mil reais, etc). O processo é crítico pois afeta todas as etapas subsequentes, acarretando no erro de cálculo de custo, tempo de entrega e número de pessoas envolvidas.
Questão 2. A figura abaixo mostra um gráfico onde cada curva indica os números de falhas que um software possui conforme sua evolução no tempo. Existem duas curvas indicadas no gráfico: a curva idealizada e a curva atual. Reflita sobre essas curvas de falha e explique detalhadamente cada uma delas elucidando suas acentuadas diferenças.
Mundo ideal (curva idealizada): nas etapas iniciais, espera-se encontrar erros, porém na medida que o tempo passa o ambiente fica estabilizado.
Na curva real, o projeto inicia-se com vários erros, depois tem uma tendência a estabilizar, porém o problema cresce. Nos pontos onde há aumento de erros, há uma entrega ou manutenção (mudança). Mudanças geram picos de erros, que depois se estabilizam, porém o ciclo permanece – cada mudança introduz um novo problema ao software.
Questão 3. O que é o ciclo de vida de um software? Como e quando se define qual ciclo será usado?
Ciclo de vida é o processo para desenvolvimento do software - conjunto do método, ferramentas e processos utilizados no desenvolvimento. Os mais utilizados são cascata, prototipação, espiral, incremental e RUP. Definimos qual será usado pelo escopo do projeto, grau de complexidade, características do cliente, duração do projeto, quais recursos humanos serão utilizados, custo envolvido e tecnologias utilizadas.
Questão 4.. Qual