Educação do corpo
Carmen Lúcia Soares**
RESUMO Os Sistemas Ginásticos são aqui compreendidos como um conjunto de conhecimentos sistematizado pelo pensamento científico que se consolida na Europa ao longo do século XIX constituindo, assim, formas modelares de educação do corpo. Revelam-se como mais um produto resultante do alargamento do urbano, da afirmação do urbano na vida em sociedade que tem a cidade como centro de poder. A cidade e os corpos que nela habitam tornam-se objeto de intervenção e de domínio da ciência. Os Sistemas Ginásticos têm a pretensão de contribuir para a regeneração física da sociedade, preservando a saúde da população em geral, assim como preparando o soldado para o combate. A Ginástica que surge e se afirma no período apresenta, então, uma competência tutelada, de um lado, pelo exército, através de certas técnicas e, de um outro, pela instituição médica de quem recebe a autoridade de seu saber. Constitui-se, portanto, como modelo técnico de educação do corpo, entendido como conjunto de forças capaz de por em movimento determinações precisas, conter e reprimir desejos, preservar energia. Palavras-chave: corpo, ginástica, educação.
ABSTRACT The Gymnastic Systems are understood here as a group of knowledge systematized by the scientific thought, which had been solidified in Europe along the nineteenth century, thus constituting shaped forms of body education. They are revealed as one more product resulting from urban enlargement, urban affirmation of life in society, which has the city as
* Este texto foi originalmente apresentado no VII Congresso Brasileiro de História da Educação Física, Esporte, Lazer e Dança, na Mesa Redonda intitulada “ Os Sistemas Ginásticos e a Educação Física Brasileira”, realizado na cidade de Gramado/RS, no período de 29/05 a 01/06 de 2000. ** Doutora em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de Campinas - Unicamp.
Educar, Curitiba, n. 16, p. 43-60. 2000. Editora da UFPR
43