Língua portuguesa
Administração
RAFAEL AUGUSTO DOS SANTOS
INTERTEXTIUALIDADE
Belo Horizonte - MG
2014
FEAD-MG - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais
Administração
RAFAEL AUGUSTO DOS SANTOS
INTERTEXTUALIDADE
Pesquisa avaliativa
1º período curso de administração
Disciplina Língua Portuguesa: expressão escrita FEAD-MG
Tutora: Claudia de Almeida Pontes
Belo Horizonte – MG
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 Desenvolvimento 4
2.1 Epígrafe 4
2.2 Citação 4
2.3 Paráfrase 5
2.4 Parodia 4
2.5 Pastiche 4
2.6 Tradução 4
2.7 Referência e alusão 4
2.7 Sample 4
2.7 Bricolagem 4
3 CONCLUSÃO 6
ANEXOS 7
REFERENCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Intertextualidade é um elemento da linguística constitutivo da produção textual que se expressa tanto pela forma oral quanto escrita, ao ouvirmos algo ou lermos um texto que nos remetam a outro. Caracteriza-se pela da relação (explícita ou implícita) entre dois textos, onde um faz referência a elementos existentes no outro, quanto ao conteúdo, à forma, ou mesmo forma e conteúdo.
2 DESENVOLVIMENTO
Os elementos intertextuais apresentam funções diferentes que dependem muito do contexto em que ela é inserida. A intertextualidade é um dos fatores presente na produção de diversos tipos de intertextos, tais como: citação, epígrafe, alusão, referência, paráfrase, paródia e pastiche entre outros.
2.1 Epigrafe
É a recriação de um pequeno trecho a partir de elementos de uma obra, trazendo uma com ela alguma relação mais ou menos oculta, serve como tema ou assunto para resumir ou introduzir a obra antecedendo o que se vai ler em seguida.
2.2 Citação
Consiste na reprodução de outro texto ou parte dele que se referia ao transcrito de outro autor, marcada pelo nome do mesmo e pelo uso de aspas. Esse