língua Portuguesa
Centro de Ciências Humanas – CCH
Curso de Pedagogia
PRISCILA
SÍNTESE DO TEXTO:
LÍNGUA PORTUGUESA: Fundamentos e objetivos da área
Síntese apresentada ao curso de Pedagogia, 7º Período da disciplina Fund. Met. da Educação de Jovens e Adultos.
Pirapora-MG
Dezembro/2013
‘
Ribeiro, Vera Maria M. (coord.) Educação de Jovens e Adultos – Ensino Fundamental – Proposta Curricular – 1º Segmento. Brasília: MEC/SEF; Ação Educativa, 1988.
LÍNGUA PORTUGUESA: FUNDAMENTOS E OBJETIVOS DA ÁREA
De acordo com Ribeiro (1988), a nossa língua é o principal instrumento que temos para interagir com as outras pessoas, possibilitando o acesso às informações, saberes e à cultura da qual fazemos parte. Assim, em seu texto a autora vem discorrendo sobre alguns fundamentos e objetivos da área, apontando algumas indicações de como trabalhar com textos de modo a possibilitar que os educandos conheçam e experimentem suas diferentes modalidades. Aborda algumas questões de como devemos desenvolver estratégias de compreensão e influência na leitura, buscando e melhorando a seleção de textos de acordo com as necessidades e interesses dos alunos.
Linguagem oral
A linguagem é um sistema de representação da realidade, e é ela que possibilita-nos realizar diferentes operações no campo intelectual de modo a organizar o nosso pensamento. Vejamos alguns aspectos importantes nessa categoria.
Os “modos “de falar expressam experiência de vida bagagem cultural dos alunos”“.
Na EJA é presente grande variedade linguística, sotaques e expressões de diferentes regiões do país, as gírias do jovem, os modismos da televisão.
O trabalho pedagógico na área da língua portuguesa deve acolher a diversidade, propiciando aos educandos a ampliação de suas formas de expressão, possibilitando a eles o uso de modos de falar adequados a diferentes situações.
Portanto, o professor da EJA deve ter claro que é