Língua Portuguesa
A FLORISTA
Na loja de flores orquídeas, margaridas, cravos, rosas e camélias.
Azuis, vermelhas, amarelas, varrem para longe o tédio da tarde.
É o campo que invade esse pequeno espaço com suas aquarelas.
Para a florista as flores são como beijos, são como filhas, são como fadas disfarçadas.
Roseana Murray
Resposta:
O signo Lingüístico é um elemento representativo, constituindo-se de dois aspectos básicos: o significante e o significado, os quais formam um todo indissolúvel. Hiponímia: Demarcando o oposto do conceito da palavra hiperonímia, pode-se afirmar que ela representa cada parte, cada item de um todo, no caso do texto:
“...orquídeas, margaridas, cravos, rosas e camélias.
Azuis, vermelhas, amarelas,...”
Hiperonímia: Como o próprio prefixo já nos indica, esta palavra confere-nos uma idéia de um todo, sendo que deste todo se originam outras ramificações, como é o caso das palavras:
“...Flores e campo...”
2) Com base nas leituras realizadas, explique por que, para a Linguística Moderna, a fala é um objeto de estudo mais importante que a escrita.
Resposta: Acredito, assim como alguns linguistas contemporâneos acham, que a fala é um objeto de estudo mais importante do que a escrita porque ela é uma característica universal dos seres humanos, ao contrário da escrita, pois existem muitas culturas que não possuem a escrita. As pessoas normalmente, aprendem a falar e a processar a linguagem oral mais facilmente e mais precocemente do que a linguagem escrita, talvez isto seja um outro fator da fala ser mais importante que a escrita. Alguns acham que o cérebro tem um "módulo de linguagem" inato e que podemos obter conhecimento sobre ele estudando mais a fala que a escrita.
Procure na Internet artigos, notícias,