Líder comunicador
Nesta coluna veremos alguns conceitos básicos de Gerenciamento de Projetos. por Thiago Pastorello Gervazoni 135 20 3 56
Na coluna passada vimos como os projetos de TI hoje atrasam e fogem do orçamento inicialmente passados, e como o PMBOK pode nos auxiliar para alinhar as expectativas do sponsor ao nosso projeto em Escopo, Tempo, Custo, Recursos Humanos, Comunicação, Risco, Aquisições e Qualidade.
Nesta coluna veremos alguns conceitos básicos de Gerenciamento de Projetos,
1) Projeto
Para o PMBOK, projeto é um esforço temporário para criar um serviço ou produto ou resultado exclusivo. Para tal necessita de objetivos claros, parâmetros de medição (o que não se pode medir, não se pode melhorar), datas de início e término que atendam os requisitos das partes interessadas(stakeholders).
De acordo com a norma ISO 10006 (Diretrizes para Qualidade de Gerenciamento de Projetos), projeto é um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com data para início e término, que é a chave para se determinar se realmente estamos em um projeto. Se você estiver empenhando forças para realizar ou desenvolver um produto ou serviço e não possui data de início e fim, é provável que você não esteja em um projeto, sendo assim seu gerenciamento pelo PMBOK fica comprometido. Figura 1 - Caracerísticas de um projeto.
Então podemos ter um outro conceito de projeto, em que o mesmo possui uma abrangência maior que imaginamos veja alguns exemplos de projetos abaixo. o Construção de uma garagem o Pesquisa de um novo produto o Implantação de uma nova tecnologia o Realização de uma viagem o Publicação de um livro o Desenvolvimento de um software
2) Diferenciação entre Projetos e Processos
Muitos processos nas organizações têm um pouco de procedimentos contínuos e repetitivos, e um pouco de projeto. Por isto muitos confundem os processos com projetos, processos na maioria das vezes são