Luz e fontes de luz
Ricardo Carneiro nº20 TªMM01
Índice
Introdução
A luz é uma onda transversal que se propaga nos meios materiais e nos vazios. As ondas caracterizam-se por Frequência, Amplitude, Comprimento de Onda e Velocidade de propagação. Sofrem de reflexão e refração quando encontram meios materiais, existem luzes visíveis e não visíveis e transporta energia.
Se um objecto emitir luz (sol, lâmpada) chama-se corpo luminoso ou fonte de luz, se não vemos um objecto às escuras (papel) chama-se corpo iluminado.
A luz
A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. Trata-se, de outro modo, de uma radiação electromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta. As três grandezas físicas básicas da luz são herdadas das grandezas de toda e qualquer onda eletromagnética: intensidade (ou amplitude), frequência e polarização (ângulo de vibração). No caso específico da luz, a intensidade identifica-se com o brilho e a frequência com a cor.
Um raio de luz é a trajetória da luz em determinado espaço, e sua representação indica de onde a luz é criada (fonte) e para onde ela se dirige. Propagando-se em meio homogéneo, a luz percorre trajetórias rectilíneas, somente em meios não-homogêneos a luz pode descrever trajetórias curvas.
A luz, tal como o som, também se propaga por meio de ondas, ao qual são denominadas de ondas luminosas. Nas ondas luminosas a luz:
- não resulta da vibração de partículas, mas de alterações eléctricas e magnéticas;
- propaga-se através de ondas transversais;
- não necessita de um meio para se propagar;
- propaga-se em qualquer meio e no vazio;
- propaga-se no vazio à velocidade de 300 000 000 m/s;
- propaga-se através de Ondas Electromagnéticas (que não necessitam de um meio para se propagar).
Ondas mecânicas e