paises
Sem dúvida alguma no passado as mulheres sofreram muito, mas agora colhem os frutos de uma luta justa, por direitos iguais; Até por volta do início do século passado, mulheres eram praticamente escravizadas, sendo obrigadas quando trabalhavam, a fazer uma jornada de trabalho que ultrapassava às 12 horas com condições desumanas de trabalho e ainda mais, não recebiam nem metade do que ganhavam os homens de uma mesma empresa.
Tudo começou em 8 de março de 1857, quando operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York, fizeram uma greve; O motivo pela qual queriam ter os mesmos direitos que os homens, afinal o trabalho era igual para todos; Elas ocupavam a fábrica reivindicando melhores condições de trabalho, tratamento digno, redução da carga horária. Mas para acabar com a ocupação na fábrica não houve diálogo, não houve acordo, apenas trancas nas portas, um grande incêndio e carbonização de cerca de 130 tecelãs.
O ato desumano de 1857, fez com que em 1910, ficasse decidido durante uma conferência na Dinamarca, que 8 de março seria o Dia Internacional da Mulher, mas só foi oficializada em 1975, pela organização das Nações Unidas (ONU), através de um decreto. A data não serve apenas para dar felicitações às mulheres, mas desperta todos os anos, importantes debates sobre o papel do sexo feminino na sociedade.
Conquistas
Umas das principais conquistas das mulheres, foi a Lei Maria da Penha, em vigor desde 22 de setembro de 2006; Outra também, que não pode deixar de ser citada foi a fundação de uma delegacia específica para mulheres, que atende com exclusividade a violência contra a mulher.
Considerações Finais
Sem dúvida alguma, as mulheres devem ser respeitadas e preservadas, pois elas são as geradoras da vida e conseguiram um respeito, uma igualdade numa sociedade que era muito machista; Hoje vemos mulheres em funções que a trinta anos atrás seria praticamente