fontes de luz
Propagação da luz Meios de propagaçãoAluno: Luiz Gabriel Garcia Melo
Nº 29
Série: 2º A
Arapoti
2014
Fontes de luz
Tudo o que pode ser detectado por nossos olhos, e por outros instrumentos de fixação de imagens como câmeras fotográficas, é a luz de corpos luminosos que é refletida de forma difusa pelos corpos que nos cercam. Fonte de luz são todos os corpos dos quais se podem receber luz, podendo ser fontes primárias ou zecundárias.
●Fontes primária: Também chamadas de corpos luminosos, são corpos que emitem luz própria, como por exemplo, o sol, as estrelas, a chama de uma vela, uma lâmpada acesa, etc.
●Fontes secundárias: Também chamadas de corpos iluminados, são os corpos que enviam a luz que recebem de outras fontes, como por exemplo, a Lua, os planetas, as nuvens, os objetos visíveis que não têm luz própria.
Quanto às suas dimensões, uma fonte pode ser classificada como:
●Pontual ou puntiforme: Uma fonte sem dimensões consideráveis que emite infinitos raios de luz.
●Extensa: Uma fonte com dimensões consideráveis em relação ao ambiente.
Propagação da luz
●Raio de luz: É uma linha orientada que mostra o sentido de propagação da luz num meio.
●Feixe de luz ou Pincel de luz: Em frente a uma vela, colocamos um anteparo com um pequeno furo. A vela é acesa e ilumina a região mostrada na figura abaixo. Esse espaço, por onde a luz se propaga, é chamada pincel de luz. Um feixe de luz é constituído pelos infinitos pincéis de luz provenientes a de uma fonte luminosa
Eles podem ser classificados:
I)Pincel Cônico Convergente:
Quando os raios de luz convergem para um ponto.
II)Pincel Cônico Divergente:
Quando os raios de luz divergem para um ponto.
III)Pincel Cilíndrico:
Quando os raios de luz são paralelos.
●Velocidade da luz
Durante muito tempo acreditou-se que a propagação da luz fosse instantânea, ou seja, ela seria imediatamente vista por um observador assim que fosse emitida a partir de uma fonte.
James Clerk Maxwll mostrou