Luz e Fontes de Luz
Podemos dizer que a luz é uma forma de energia radiante que se propaga por meio de ondas eletromagnéticas. É o agente físico responsável pela produção da sensação visual.
A luz é tambem constituida por fotões que tem origem em transições entre niveis de energia dos electroes num atomo ou de um conjunto de atomos
Um raio de luz têm como trajectória um determinado espaço que indica de onde a luz vem e para onde se dirige. Propaga-se por um meio homógeneo e percorre sempre trajectorias retilineas (á excepção de meios nao homogéneos que percorrem trajectórias curvas).
As fontes de luz visível dependem essencialmente do movimento de elétrons. Os elétrons nos átomos podem ser elevados de seus estados de energia mais baixa até os de energia mais alta por diversos métodos, tais como aquecendo a substância ou fazendo passar uma corrente elétrica através dela. Quando os elétrons eventualmente retornam aos seus níveis mais baixos, os átomos emitem uma radiação que pode estar na região visível do espectro.
A fonte mais familiar da luz visível é o Sol. A sua superfície emite radiação através de todo o espectro eletromagnético, mas a sua radiação mais intensa está na região que definimos como visível, e a intensidade radiante do sol tem valor de pico num comprimento de onda de cerca de 550 nm, isso sugere que nossos olhos se adaptaram ao espectro do Sol.
Fontes de luz
Todos os corpos que emitem luz são chamados fontes de luz ao que podemos distinguilos por dois tipos:
Fonte de luz própria ou corpo luminoso: são as fontes que possui luz própria.
Exemplos: O Sol, as estrelas, uma lâmpada acesa, etc.
Fonte de luz secundária ou corpo iluminado: são as fontes que não têm luz própria. Exemplos: a Lua, o livro, sua roupa, uma caneta, uma parede, etc.
As fontes de luz podem ser: puntiforme ou pontual - fontes cujas dimensões são desprezíveis em comparação com a distância a que são observadas, como por exemplo as estrelas ou extensas.