Luta armada
DO
BRASIL
CONTEMPORÂNEO
PROFESOR: RICARDO PIMENTA
TEMA: A LUTA ARMADA DURANTE A DITADURA MILITAR
BLOG: LUTA-ARMADA.BLOGSPOT.COM.BR
GRUPO: CAIO LAU, JAQUELINE WAIANDT, JULIANA RIBEIRO, MARIANA BELINAZO E PALOMA ANDRADE
Rio de Janeiro, 14 de Novembro de 2012.
INTRODUÇÃO
Sabemos que nosso país possui uma longa e divergente história política, que foi se tornando mais e mais articulada ao passar dos anos desde a primeira república até os dias de hoje. Queremos através de um processo de pesquisa, trazer detalhes sobre o desdobramento de um dos períodos mais marcantes da história política no Brasil, o período ditatorial. Dando atenção especial a participação popular, suas opiniões e a luta armada que surgiu da insatisfação de brasileiros naquele determinado período.
Do marcante ano de 1964 em diante faremos uma breve análise sobre os fatos ocorridos, o ponto de vista da sociedade em geral, detalhes sobre os militantes e suas ações contra o governo, e as consequências que a ditadura deixou para a população brasileira em geral.
O golpe militar de 1964, iniciado com o afastamento de João Goulart, deu inicio ao período conhecido como regime militar brasileiro. A partir desse momento, drásticas mudanças ocorreram em âmbito administrativo, legislativo e judiciário, como, por exemplo, os atos institucionais (utilizados como ferramentas para governar), a repressão, os exílios e a nova constituição com intuito substituir a velha constituição de 1946, vigente até então.
Tais fatos trouxeram uma nova visão de governo que dividiu a sociedade entre os que obtinham uma visão otimista e os que sentiam medo e a exclusão que aquele novo período trazia consigo, por conta disso, grande parte dos historiadores e escritores afirmam que a ditadura militar, na verdade, foi uma ditadura civil-militar, devido ao apoio de uma determinada parcela da população que via o comunismo tão detestado pelos militares como uma ameaça provável.
(REIS FILHO, Daniel Aarão.