Comentario Luta Armada
O texto “A luta armada . Instrumento de unificação e de progresso cultural’’, que é um excerto do pronunciamento de Amílcar Cabral na conferencia Libertação nacional e cultural’’ no Memorial dedicado ao Dr. Eduardo Mondlane, em 1970.
Tal conferencia foi mais que uma homenagem à um dos fundadores e primeiro presidente da Frente de Libertação de Moçambique, mas uma comemoração ao marco de 10 anos desde o ‘’Ano da África'' – 1960, ano no qual 17 colonias tornaram-se independentes.
Amílcar Lopes Cabral, nascido na então Guine Portuguesa, em 1924, foi um dos fundadores do PAI (Partido Africano da Independência), que logo tornou-se PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde), uma organização de luta que se propunha libertar os dois povos do colonialismo português. E em 1963, apos varias propostas dirigidas ao Governo Português, inicia a luta armada de libertação.
Amílcar explica em uma entrevista que a Independência é importante pois ‘’Para nós, em primeiro lugar, para sermos nós próprios. Para sermos homens africanos, com tudo o que nos caracteriza, mas caminhando para uma vida melhor, e que nos identifique, cada vez mais , com os outros homens no Mundo.Salazar dizia que a África não existe sem os Europeus. É um exagero. Nós consideramos que a nossa independência permitirá desenvolver a nossa cultura, desenvolver-nos a nós mesmos e ao nosso país.Levando o nosso povo a sair da miséria, do sofrimento, da ignorância, porque este é o estado onde nos encontramos após 500 anos de presença portuguesa’’.
E neste excerto lido, encontra-se sua explicação, um pouco mais detalhada, sobre a luta armada.
Colocada como algo positivo, a luta armada ajuda no descobrimento da própria população do seu espaço e de sua importância tal como cidadãos. Cabral afirma que, mesmo sendo um pouco dolorosa, é eficaz no desenvolvimento cultural do povo.
Outro ponto citado é a construção desse movimento, é necessário que todos acreditem nos