LUPUS ERITEMATOSO
Aspectos da sexualidade e gravidez de adolescentes e adultos jovens com lúpus eritematoso sistêmico juvenil (LES)
ORIGINAL ARTICLE
Aspectos da sexualidade e gravidez de adolescentes e adultos jovens com lúpus eritematoso sistêmico juvenil (LES)*
Sexuality and pregnancy in adolescents and young adults with juvenile systemic lupus erythematosus (SLE)
Clovis Artur Almeida da Silva1, Marta Miranda Leal2, Lúcia Maria Mattei A. Campos3,
Bernadete de Lourdes Liphaus3, Venina Isabel Poco V.L. Barros4, Albertina Duarte Takiuti5,
Maria Ignez Saito6 e Maria Helena B. Kiss7
RESUMO
ABSTRACT
Com a melhora do prognóstico nos pacientes com LES, as crianças tornam-se adolescentes e adultos jovens com possibilidade de início das relações sexuais e gravidez. Objetivos:
Avaliar aspectos da sexualidade e gravidez em adolescentes e adultos jovens com LES. Casuística e metodologia: Trinta pacientes foram estudados no período de janeiro a outubro de
2000. Os critérios de inclusão foram: diagnóstico de LES (critérios do ACR) e presença de espermarca ou menarca. O estudo envolveu análise retrospectiva da gestação, parto, puerpério e dos recém-nascidos, e estudo transverso com avaliação da classe socioeconômica, escolaridade, aspectos da sexualidade e contracepção. Resultados: Vinte e cinco pacientes (83%) eram do sexo feminino e cinco do masculino (17%), com relação sexo feminino:masculino de 5:1. Onze (44%) adolescentes do sexo feminino eram sexualmente ativas, com idade de início da primeira relação sexual variando de 14 a 18 anos (média de 16 anos e três meses). Oito gestações ocorreram em seis pacientes; cinco foram anteriores ao estudo: destas, três evoluíram bem e duas resultaram em abortos; um dos recém-nascidos apresentou síndrome de Down com cardiopatia congênita; e três com gestação em curso durante o estudo. Uma gestante recidivou o LES no puerpério. Três pacientes do sexo masculino eram sexualmente ativos. Conclusões: