LUPUS ERITEMATOSO
Sinais e sintomas
- Os sintomas do Lúpus são muito variados entre os pacientes, as principais queixas são o mal estar, febre, fadiga, perca de peso.
- Na pele a principal lesão é chamada asa de borboleta que atinge principalmente as bochechas e a testa, pode ser plana ou elevada. E existem ainda as lesões graves e profundas podendo deixar sérias cicatrizes.
- A queda de cabelo também é freqüente, mas com tratamentos ele voltar a crescer.
- É identificado também dores articulares podendo surgir artrite que é a inflamação das articulações acompanhada de tendinite (inflamação dos tendões)
- As inflamações nas membranas são muito comuns no LES, as principais membranas afetadas são a Pleura (Reveste o pulmão) e o Pericárdio (Reveste o coração) causando problemas cardíacos e Efusões pleurais que é o acumulo de liquido na cavidade pleural atrapalhando a ventilação durante a inspiração.
- Em casos graves pode ocorrer Nefrite que seria a inflamação dos rins dando como sintoma pressão alta, inchaço, e urina espumada com presença de sangue e em casos graves a falência renal.
- Nas alterações neuropsíquicas apresentam fortes dores de cabeça que geralmente são ignoradas por serem a queixa principal da maioria das pessoas. Ocorre distúrbios de comportamento como irritação, choro fácil podendo chegar a uma depressão.
Considerações finais
Lúpus é uma doença autoimune de causa desconhecida, crônica inflamatória do tecido conjuntivo podendo afetar órgãos e sistemas, a doença esta ligada a predisposição genética e fatores ambientais. Mas hoje em dia com tratamentos a pessoa que faz o tratamento corretamente pode ter uma vida normal.