Lupus Eritematoso
Enfermagem
Professor Marcelo
Estágio Supervisionado – Clínica Médica HRT
Gleyciany Gonçalves Silva
0921429726
7° sem B
Taguatinga – DF
15 de Maio de 2012
INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado no âmbito de estagio – Enfermagem 7º semestre, da unidade Anhanguera,sob supervisão do professor e Enfermeiro Marcelo realizado na Clínica médica do Hospital Regional de Taguatinga. Das diversas situações observadas no serviço optei por selecionar um paciente com Lúpus Eritematoso, que deu entrada no HRT, no dia 26 de Abril de 2012. Este estudo de caso tem como objetivo promover conhecimento no âmbito prático da enfermagem, e principalmente identificar um diagnóstico que possibilite a reestruturação da saúde do paciente não só devido à pertinência e interesse da situação que apresenta, mas também à disponibilidade e acessibilidade ao doente. Promovendo a participação do doente na sua própria recuperação, estimulando-o a participar ativamente no seu próprio tratamento, pois o enfermeiro vê o doente como um ser único que possibilita uma maior humanização dos cuidados, tendo como foco muita observação baseando-se em informações coletadas durante o estudo de caso, intervindo com cuidados de enfermagem práticos e teóricos, que serão relatados no decorrer deste trabalho.
HISTÓRICO DE ENFERMAGEM
Identificação do Paciente: N.R.S, DN: 27/06/1994, 17 anos, gênero Feminino, nascido em Posse - GO. Cor parda, peso 54kg, 1,50cm de altura, IMC= 24,0. Solteira, estudante 2º semestre de matemática, reside em Posse, mora com mãe, pai e irmã, casa de alvenaria, com água encanada, saneamento básico, energia elétrica.
Queixa principal: Internou em 26/04/2012 com crises renais, dor em MMII, edema generalizado.
Histórica da Doença Atual: Paciente encontra-se internada na clínica médica com quadro de edema generalizado associado à redução do volume urinário, com presença de espuma