Luiz Seabra Natura
“É em virtude do Uno [unidade] que todas as coisas são coisas”
Luiz não tinha ideia do que aquilo significava. Era apenas um garoto de 16 anos e não costumamos nos preocupar com muita coisa nessa idade. Mas algo, naquela frase, o cativou e, mesmo sem saber exatamente o que queria dizer, guardou as palavras na mente. "Na ocasião, eu não entendi a frase, mas ela me comoveu de tal forma e começou a me insinuar tantas coisas que eu descobri que, independente da nossa inteligência racional, nós temos também a inteligência do coração”.
Mais tarde, aquele menino que não entendia nada de cosméticos e que achava que beleza era preocupação só de mulher, acabou descobrindo que a enigmática frase do filósofo grego Plotino resumia, belamente, a missão que ele tinha pela frente.
"O que nos anima e o que particularmente nos entusiasma é o fato de que os valores que caracterizam a nossa cultura empresarial são absolutamente universais. E é por isso que acreditamos que tem um grande espaço no mundo para o desenvolvimento da Natura"
Essa passagem diz muito sobre quem é e no que acredita Luiz Seabra, fundador da Natura, empresa líder no mercado nacional de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal. Mas para chegar a esse patamar, a empresa seguiu uma trajetória de muitos desafios e se beneficiou de aspectos fortes da personalidade de seu fundador para criar uma integração diferenciada com os consumidores.
Luiz Seabra sempre considerou a intuição uma ferramenta forte de decisão. “O começo da nossa obra foi uma compilação de emoções, pensamentos, ideias e criações que mostravam que eu poderia criar uma linguagem que particularizasse por completo aqueles potinhos e creminhos que são, sim, iguais ao resto que encontramos no mundo, mas que seriam impregnados com meus sentimentos e pensamentos e, assim, poderiam prosperar.” Para Luiz, dois aspectos são