Ludoterapia
Sobre um olhar histórico, inicia-se esta resenha crítica, vendo a importância de contextualizar a origem desta temática em questão.
A Ludoterapia surgiu como uma possível aplicação da ACP e foi inicialmente desenvolvida por Rogers. Seus primeiros trabalhos de práticas clínicas foram com crianças, sob a orientação de Leta Hollingworth, uma especialista em Psicologia Clínica (CAMPOS, 2008).
Rogers foi convidado a trabalha com crianças dificies entende-se aqui, crianças desajustadas, fora do padrão de normalidadee, a partir daí, pensando em ser psicólogo clínico, dedicou-se à Psicologia Clínica e Educacional (CAMPOS, 2008).
Em 1927, Rogers graduou-se na ‘Master of Arts” e, em 1928, recebeu o titulo de Phd EM Psicologia Clinica pela Universidade de Colimbia. Ainda sem terminar sua tese de doutorada no “Teachers College”, Rogers inscreveu-se para o estágio remunerado, como psicólogo, no “Institute for Child Guidance”, de Nova York. Este instituto era mantido pelo governo e tinha como objetivo desenvolver pesquisas com crianças difíceis. Este estágio era supervisionado e ele desenvolveu uma aprendizagem sobre psicodiagnostico, anaminese e psicoterapia infantil (CAMPOS, 2008).
Em meados de 1950, a terapia Centrada no Cliente já havia se tornado uma referência, pois ele foi eleito presidente da maior entidade de Psicologia de seu pais, ganhando respeito internacional (CAMPOS, 2008).
Virginia Mae Axline foi discípula de Rogers na Universidade de Chicago e companheira de trabalho no “Counselling Center”, em sua pesquisa e desenvolvimento das possibilidades da linha terapêutica não diretiva. Ela escreveu dois livros sobre o tema Ludoterapia Centrada na Criança (CAMPOS, 2008).
Mediante esta breve explanação historica, adentraremos em detalhamento sobre a Ludoterapia propriamente dita.
Conceito de Ludoterapia
A Ludoterapia é a psicoterapia adaptada para o tratamento infantil, através do qual a criança, brincando, projeta seu modo de ser.