Drogas ilegais
Este trabalho é sobre drogas ilegais. Drogas ilegais ou ilícitas são drogas cujo consumo e venda são punidos pela lei.
Pretendemos essencialmente desenvolver as drogas opiáceas, estimulantes, barbitúricos e alucinógenios, e relativamente a cada grupo de drogas, explicar a sua designação, indicar dois exemplos de cada um desses grupos de drogas (à excepção dos alucinógenios que são três, marijuana, haxixe e LSD), e referir efeitos (físicos e psicológicos) e perigos de cada um desses exemplos de drogas. Coloquei também algumas curiosidades sobre os temas que achei mais importantes, enriquecendo o trabalho.
Drogas Opiáceas
O que são?
São substâncias chamadas de drogas opiáceas ou simplesmente opiáceos são aquelas obtidas do ópio; podem ser opiáceos naturais quando não sofrem nenhuma modificação (ópio, pó de ópio, morfina, codeína) ou opiáceos semissintéticos quando são resultantes de modificações parciais das substâncias naturais (como é o caso da heroína que é obtida da morfina através de uma pequena modificação química). E ainda existem os opiáceos sintéticos ou opióides, quando são totalmente sintéticos, são fabricados em laboratório e têm acção semelhante à dos opiáceos (ziprepol, metadona), todas estas substâncias são classificadas como substâncias narcóticas. Levam à diminuição da percepção da dor, ou em doses elevadas a estados hipnóticos ou de euforia.
O que é o ópio?
É um líquido leitoso que escorre de uma planta quando nela fazemos um corte. Esta planta chama-se Papaver somniferum, popularmente conhecida como papoila do oriente. No ópio existem muitas substâncias que dele podem ser extraídas, como a morfina e a codeína.
Dois exemplos de drogas opiáceas:
. Heroína: os efeitos imediatos são euforia e disforia; analgésia; sonolência, embotamento mental sem amnésia; disfunção sexual; sensação de tranquilidade e diminuição do sentimento de desconfiança; maior autoconfiança e indiferença aos outros; miose; obstipação